17 de julho de 2011

A ciência é neutra?

De acordo com Tomanik (2004, p. 80), a ciência pode sofrer influência do poder econômico. O cientista, sendo parte da sociedade, também está "[...] exposto às mesmas pressões, incertezas e tendenciosidades" assim como todos os cidadãos.

Para o autor (Tomanik, 2004, p. 82), “[...] os grupos dominantes da sociedade tendem a determinar a partir de suas perspectivas e interesses, quais assuntos devem ser pesquisados, quais linhas de pesquisas podem ser incentivadas, e de que forma e com que finalidade os conhecimentos assim obtidos devem ser aplicados”.

Isso posto, pode-se dizer que há da minha parte concordância com o entendimento de Tomanik em relação a não neutralidade da ciência, pois, entendo que, como pesquisadores, tendemos a pesquisar em áreas em que há incentivos, que são mais acessíveis e que há possibilidade de que o resultado possa ser utilizado na resolução dos problemas na área profissional em que estamos inseridos.

2 comentários:

Alberto de Francisco disse...

Ciência insume três conceitos:
-A ciência como método: o método é neutro.
-Os resultados da ciência: não tem que ser neutros pois os científicos estão inseridos. na sua sociedade
-O sistema social por trás da ciência (a "academia"): também não.

Mas cuidado, é mudando a sociedade que se consegue a neutralidade da ciência como conjunto de resultados e como sistema social. Não matemos o método, não culpemos ao método...

Parabens, seu blog esta no Sparks de Google + de ciência em Brasil

Unknown disse...

Pra mim a ciência não é neutra porque ela faz parte da nossa vida dia a pos dia. Se tissessemos que a ciência na algumas partes não revela a sua impotancia eu acreditaria porque se formos a nalisar ela pode não colaborar por um lado na religião exemplo o aborto. Pode se usar preservativo para evitar doenças, mas na religião é pecado diz que é matar uma criatura de Deus, logo a ciência neste caso não pode submeter_se na religião. Mas neutralizar matematicamente que ela é neutra eu não concordo.